ServidoresFlexibilidade e adaptação simples

Para que funcione uma rede cliente-servidor, é necessário que no servidor esteja instalado um sistema operacional que reconheça esse tipo de rede.

SERVIDORES

Por que existem servidores?

Para que eles servem?

Qual a diferença entre sistemas autônomos e sistemas de rede?

PRINCIPAIS RECURSOS

Para gerenciar a comunicação entre diversos computadores e serviços disponíveis

Para disponibilizar recursos e serviços para pequenos computadores.

Para gerenciar serviços e aplicativos onde vários usuários/serviços precisam ter acesso a partir de um ponto único.

Para publicar alguns serviços como páginas web, serviços de correio, banco de dados e gerenciamento ERP

Sistemas autônomos são isolados, por exemplo, softwares de gerência de serviços que não fazem troca de acesso ou trafegam informações para outros.

Sistemas de rede são agregados, unidos e fazem a troca de informações para gerenciar serviços mais complexos e disponibilizam tais dados para clientes ou outros servidores.

Servidores são sistemas de computação que fornecem serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa, como por exemplo, arquivos e correio eletrônico. Os computadores que acessam os serviços de um servidor são chamados clientes.

Existem diversos tipos de servidores. Os mais conhecidos são:

Servidor de fax: Servidor para transmissão e recepção automatizada de fax pela Internet, disponibilizando também a capacidade de enviar, receber e distribuir fax em todas as estações da rede.

Servidor de arquivos: Servidor que armazena arquivos de diversos usuários. Servidor web: Servidor responsável pelo armazenamento de páginas de um determinado site, requisitados pelos clientes através de browsers.

Servidor de e-mail: Servidor responsável pelo armazenamento, envio e recebimento de mensagens de correio eletrônico.

Servidor de impressão: Servidor responsável por controlar pedidos de impressão de arquivos dos diversos clientes.

Servidor de banco de dados: Servidor que possui e manipula informações contidas em um banco de dados, como, por exemplo, um cadastro de usuários.

Servidor DNS: Servidores responsáveis pela conversão de endereços de sites em endereços IP e vice-versa.

Servidor proxy: Servidor que atua como um cache, armazenando páginas da internet recém-visitadas, aumentando a velocidade de carregamento destas páginas ao chamá-las novamente.

Servidor de imagens: Tipo especial de servidor de banco de dados, especializado em armazenar imagens digitais.

Servidor FTP: Permite acesso de outros usuários a um disco rígido ou servidor. Esse tipo de servidor armazena arquivos para dar acesso a eles pela internet.

Servidor webmail: servidor para criar emails na web.

Servidor de virtualização: permite a criação de máquinas virtuais (servidores isolados no mesmo equipamento) mediante compartilhamento de hardware, significa que, aumentar a eficiência energética, sem prejudicar as aplicações e sem risco de conflitos de uma consolidação real.

A SIXSIDE GESTÃO cuida desses ambientes para que sua empresa foque a atenção no desenvolvimento de seu negócio. Garantimos a integridade das informações e da sua estrutura tecnológica com qualidade e segurança de quem possui experiência e capacitação de vários anos no mercado corporativo.